O QUE É UM PAUL?

Um paul é uma zona húmida, normalmente localiza-se perto da costa, onde a água do mar comunica com a água das chuvas, formando um local óptimo para as aves descansarem e fazerem os seus ninhos. Não é uma lagoa, pois o fundo da lagoa não comunica com a água do mar mas o fundo do paul sim.



Este paul da pedreira faz parte de um conjunto de três: quais são?

- paul da Praia da Vitória, na zona das figueiras do paim

- paul do Belo-Jardim, entre a praia da riviera e o porto de pescas e

- paul da Pedreira do Cabo da Praia.



Neste momento estão a ser feitas obras para recuperar o paul da Praia e possivelmente serão feitas obras também no paul do belo-jardim.



O paul da Pedreira apresenta uma forma quase quadrada, com cerca de 300m de largura por 500m de comprimento. Devido ao tipo de rochas que existem e porque as escavações na altura deixaram o interior da pedreira mais baixo que o mar, adivinhem o que é que aconteceu este conseguiu entrar na pedreira, gerando-se uma zona húmida artificial, ou seja foi o homem que criou.



Desde que se aterrou o Paul da Praia da Vitória, várias espécies de aves migratórias, quer européias, norte-americanas ou mesmo africanas, começaram a ser vistas nessa zona.



Entretanto já depois do ano 2000, deu-se a instalação do Parque de Combustíveis e do Matadouro Industrial no extremo virado a sudoeste-oeste da pedreira, o que é que isso levou o que reduziu muito o espaço para a nidificação de algumas aves.



Hoje em dia a pedreira encontra-se abandonada e existem vários depósitos de lixo, como, frigoríficos, ferro-velho, televisão, blocos de cimento e ferro, entulho, pneus, etc.



Um outro problema mais recente foi o aviso de que há perigo do mar destruir a barreira e entrar na pedreira, devido à erosão costeira, principalmente nas últimas tempestades, onde deram à costa ondas de mais de 10metros.


Objetivo do projeto

Este projeto esta sendo desenvolvido pelo Mestrado de Educação Ambiental da Universidade dos Açores.
Com esse projeto pretendemos fazer chegar até as pessoas o conhecimento necessário para despertar a preocupação ambiental com ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da colectividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade desse ambiente.

Localização do paul do Cabo da Praia

Loading...

segunda-feira, 9 de junho de 2008

QUE FUTURO TEREMOS PARA O PAÚL?

Sendo um local de rara importância para as aves nos Açores, vêm vários observadores de aves à ilha Terceira directamente ao Cabo da Praia, principalmente vindos de países do norte da Europa, para observarem aves que não são vistas em mais nenhum local na Europa.Até criaram um site da Internet onde é possível ver imagens das espécies de aves que são observadas neste lugar, e em outros locais do arquipélago.Anotem: www.birdingazores.comImporta dar a conhecer, a começar pelos habitantes jovens da freguesia, um local que, embora esteja numa zona industrial, contém um valor de único, que importa preservar.É muito importante que este local não desapareça e que se tomem medidas para recuperar o que é possível, retirar o lixo, reflorestar, criar um posto para observação de aves, para assim desenvolvermos o turismo de natureza na nossa ilha.Contamos com a participação de todos vós!

Sem comentários: